COMO GARANTIR SUA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho está mudando muito rápido, tanto para quem é jovem, quanto para quem é maduro. Essa é uma realidade que vale para todo mundo. A tecnologia e a automação contribuíram muito para isso.

Funções novas aparecem de um dia para outro, posições antigas mudam tanto, que estão quase irreconhecíveis e alguns cargos, simplesmente não fazem mais sentido e tendem a desaparecer, se é que já não desapareceram.

Qual foi a última vez que você precisou da ajuda de uma pessoa, de carne e osso, para entrar ou sair de um estacionamento?
Você ainda vai a um banco pagar suas contas e conversar um pouco com a pessoa que está no caixa?

A integração da tecnologia com o mercado de trabalho, e com os cargos que as pessoas ocupam é inevitável.

A questão é:

Que áreas do conhecimento você tem de dominar para ser atraente para o mercado de trabalho?

Há pelo menos quatro áreas em que toda empresa deseja que você tenha um domínio razoável. Ser excepcional em uma delas, e mais ou menos em outras, não lhe tornará necessariamente atraente para uma empresa. Você precisa se sair bem em todas.

O segredo é o equilíbrio, ter um bom domínio de todas vai lhe destacar da multidão.

Área 1# Competências Básicas

Ler, escrever e usar a tecnologia são considerados conhecimentos fundamentais. No entanto, não se iluda pela aparente simplicidade dessa categoria.

Ler bem, requer interpretação de texto e alguns texto são difíceis de interpretar, isso é um hábito que tem que ser cultivado. Você não lê e interpreta bem de uma hora para a outra.

Escrever bem, requer a capacidade de transcrever ideias de forma clara e compreensível, e isso requer prática.

O uso da tecnologia compreende a interpretação e criação de planilhas, apresentações, gráficos, manuais e documentos.

Você precisa se perguntar quão bem você domina esses recursos. E se a resposta for “pouco” para alguns deles, invista sua energia para se tornar o melhor possível em todos.

Área 2# Conhecimentos Técnicos

A tecnologia da computação será em breve, se já não é, um requerimento básico para QUALQUER emprego. Ela é usada para aumentar a produtividade, agilizar a comunicação, automatizar a manufatura de produtos e permitir uma maior interação com clientes e fornecedores.

Existe uma enorme variedade de aplicativos que podem lhe ajudar a ser competitivo neste cenário.

Você provavelmente já faz uso de muitos recursos tecnológicos no seu dia a dia, tais como redes sociais e mensagens instantâneas dentre outros, mas é importante se perguntar se essas ferramentas são as mesmas que são usadas nas empresas onde você deseja trabalhar. Se são, excelente, você está com meio caminho andado.

Mesmo assim, talvez existam recursos das ferramentas que você usa todo dia, que você não conhece e que são valorizados pelas empresas.  

Se você não sabe ou não tem certeza dessas questões, converse com as pessoas do segmento que você tem interesse, pergunte quais as tecnologias as empresas estão usando, e quando for o caso, se capacite. Nunca houve tantos cursos, tutoriais e informação disponível de forma gratuita, sobre qualquer coisa, como hoje em dia.

Não perca oportunidades por não ter os conhecimentos técnicos exigidos para o cargo que deseja.

Área 3# Habilidades Organizacionais

Adicionalmente, na interação com outros seres humanos, além das questões tecnológicas, se faz necessária a habilidade de transitar dentro dos problemas de uma organização e que vão além da formação acadêmica e das habilidades técnicas.

Elas incluem habilidades de comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo, relacionamento interpessoal, negociação, capacidade de influenciar pessoas, bem como a autonomia de gerenciar suas próprias metas.

É possível que você não tenha desenvolvido todas essas características ainda. Mas é importante reservar o tempo necessário para descobrir seus pontos fortes e fracos nessas áreas, para completar as lacunas que existam.

Área 4# Conhecimentos Específicos do Mercado

Por fim, mas não menos importante, cada empresa precisa que as pessoas que trabalham lá, tenham domínio de informações específicas relacionadas à área em que a empresa atua.

Qual a cotação da laranja nos Estados Unidos?
Qual o preço do minério de ferro na Europa?
Qual a expectativa de crescimento do Bitcoin na América do Sul?

Todas essas questões são legítimas, mas não são pertinentes para todas as empresas.

Crie o hábito de consumir informações atualizadas sobre o mercado em que você atua ou deseja atuar. Você se surpreenderia se soubesse o número de pessoas que trabalham em uma empresa, mas não sabem nada do segmento dela.

Consuma informação, frequentemente. Diariamente se possível. Só assim você será capaz de construir uma base de conhecimento, sobre o mercado que você tem interesse de atuar, e assim se destacar de sua concorrência.

Agora é com você

Informação só é poder quando dela fazemos uso para alinhar a nossa realidade, com o futuro que almejamos. Use essas ideias para desenhar o futuro que você deseja. Converse com as pessoas que conhece. Peça ajuda para encontrar os conhecimentos que tornarão você uma pessoa ainda melhor.

Comece hoje!

Rolar para cima