HÁBITOS CONTROLAM SUA VIDA! QUE TAL APRENDER A CONTROLAR SEUS HÁBITOS?

Você é a soma de seus hábitos. Aquilo que você passa a maior parte do seu dia pensando e fazendo define a pessoa que você é.

“Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”

Will Durant

Mas e se eu não gosto da pessoa que sou, ou então, se eu quero ser uma pessoa ainda melhor, o que devo fazer?

Uma das formas de fazer isso é controlando seus hábitos. 

O processo de construção de um hábito pode ser dividido em algumas etapas simples. Conhecer essas etapas pode nos ajudar a entender o que é um hábito, como funciona e como construir hábitos que nos levem, de onde estamos, até onde queremos chegar.

HÁBITOS NOS CERCAM

É muito provável que exista alguma coisa na sua vida que você adora fazer, ou simplesmente não consegue deixar de fazer diariamente.

Talvez seja um café, logo de manhã, antes de começar seu dia, ou uma caminhada na praça na frente de casa assim que acordar, ou ir à academia à noite depois do trabalho.

Ou talvez seja algo mais pessoal e menos perceptível para o mundo exterior, como fazer uma oração antes de uma apresentação importante, ou meditar antes de uma prova, para aumentar sua concentração.

Essas coisas acontecem conosco em modo automático e muitas vezes nem damos atenção à elas. Vale a pena tirar algum tempo para identificar alguma coisa específica que você faz repetidamente.  

Tente responder às seguintes perguntas:

  • Como foi que você desenvolveu esse hábito? 

  • Isso é algo que você deseja continuar fazendo, ou é algo que você preferiria parar de fazer? 

  • E talvez o mais importante, esse hábito afeta sua vida de forma positiva ou negativa?

A ideia é que ao encontrar um hábito que não gostamos, ou pior ainda, que é ruim para nós, deveríamos eliminá-lo. Entretanto na prática, os hábitos são muito sorrateiros, pois são na realidade comportamentos que se desenvolvem, muitas vezes, ao longo de anos.

O esforço, no entanto, vale a pena, devido ao importante papel do hábito no nosso sucesso na vida.

HÁBITOS SÃO IMPORTANTES PARA SEUS SUCESSO

Se você é alguém que tem muita força de vontade ou um alto nível de disciplina, então, quebrar um hábito ou começar um novo hábito não é algo muito difícil para você. Mas para a maioria das pessoas, isso pode ser um problema gigantesco.

Pois na verdade, os hábitos são um fator essencial que rege quase todos os aspectos de nossas vidas. Eles controla a maioria de nossas ações diariamente: da hora que acordamos a hora que vamos dormir, os tipos de comidas que ingerimos, a forma como trabalhamos, a forma com estudamos, os tipos de festas a que vamos, os tipos de festas que não vamos. Tudo isso são hábitos!

A sorte é que os hábitos não dependem apenas da força de vontade.

É possível canalizar  seus hábitos e usá-los como uma ferramenta para atingir seus objetivos.

Mas para isso você precisa entender a estrutura de um hábito.

O CICLO DO HÁBITO

Felizmente, os hábitos podem ser domados; e, uma vez que você tenha controle total sobre eles, você perceberá o verdadeiro potencial deles em conduzir sua vida rumo a conquistas e progresso maiores.

Então, deixe-me desconstruir um hábito para você.

Para um hábito se formar, acontece o que se pode chamar de um Ciclo.

Nas palavras de Charles Duhigg que escreveu O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios:

“O processo de construção de um hábito é um ciclo de três etapas. Primeiro, há um Gatilho que diz ao seu cérebro que é hora de adotar um determinado comportamento. Depois, há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional que executamos quase que inconscientemente. Finalmente, há uma recompensa, que ajuda seu cérebro a descobrir se vale a pena lembrar e repetir esse ciclo em particular no futuro. Com o tempo, esse ciclo – gatilho, rotina, recompensa; torna-se cada vez mais automático.”

Charles Duhigg

Vamos entender o que acontece em cada uma das etapas do deste ciclo.

O CICLO DE 3 ETAPAS PARA A FORMAÇÃO DE UM HÁBITO

#1 O GATILHO

O gatilho aciona seu cérebro para iniciar um comportamento. É algo que sinaliza uma recompensa futura. No passado pré-histórico isso estava ligado a abrigo, alimentação ou procriação. Nos tempos modernos, isso está mais ligado a dinheiro, fama, poder ou prazer.

Nosso objetivo inconsciente é sempre conseguir uma recompensa por nossas ações. O gatilho é simplesmente o primeiro sinal de uma recompensa.

Por exemplo: Quando você sente o cheirinho do bolo que sua mãe está fazendo na cozinha já começa a imaginar a recompensa de poder comer uma fatia.

#2 A ROTINA

Uma rotina é o comportamento que se segue após o seu hábito ter sido desencadeado pelo gatilho. Como os hábitos estão no “piloto automático”, uma rotina geralmente é a mesma sequência de ações que é tomada a cada vez que o gatilho acontece. A rotina pode assumir a forma de um pensamento ou de uma ação. 

Por exemplo: Depois de sentir o cheirinho do bolo que sua mãe está preparando na cozinha você tem que parar de fazer o que está fazendo, se levantar e ir buscar sua fatia.

#3 A RECOMPENSA

A recompensa é o objetivo final de qualquer hábito. E se a recompensa for satisfatória, seu cérebro se lembra de repetir o comportamento novamente para obter a mesma recompensa no futuro sempre que o gatilho for desencadeado.

Por exemplo: Quando você chega no cozinha lá está o bolo, ainda quentinho. Você corta uma fatia e experimenta, e … ele está delicioso. Se sua mãe fizer esse bolo novamente, e você sentir o cheirinho onde quer que esteja na casa, agora você sabe que vale a pena parar de fazer o que estiver fazendo e ir direto para a cozinha garantir sua fatia.

UM ALERTA

Se qualquer um das etapas necessárias para um hábito se formar não acontecer, o hábito não se formará. 

Elimine o gatilho e seu hábito nunca começará. Se você estivesse num quarto a prova de cheiro, nem saberia que tinha bolo novo em casa.

Torne o comportamento difícil de ser executado. Se você estivesse de cama, sem poder se levantar, e não tivesse ninguém para levar uma fatia de bolo para você, não teria como ir buscar.

E se a recompensa não for satisfatória, você não terá mais motivos para fazê-lo novamente no futuro. Se você se desse ao trabalho de ir à cozinha buscar sua fatia mas ela estivesse horrível, isso diminuiria as chances de você se dar ao trabalho de ir à cozinha por causa de uma fatia de bolo.

Portanto, quando qualquer parte do ciclo do hábito é quebrada, isso compromete o hábito, e você pode usar isso para quebrar qualquer hábito que não goste ou adotar um que deseje.

3 EXEMPLOS 

Veja algumas situações em que um hábito é formado usando o ciclo de 3 etapas.

EXEMPLO #1

Gatilho: O sinal do instagram soa.

Rotina: Pegar o celular e olhar a mensagem.

Recompensa: Uma imagem divertida acabou de chegar e tornou seu dia um pouco mais alegre.

Hábito: Olhar mensagens do instagram fica associado à felicidade.

EXEMPLO #2

Gatilho: Nova mensagem de email do trabalho.

Rotina: Abrir e ler a mensagem.

Recompensa: Mais uma cobrança de metas não atingidas, que faz você estalar os dedos para diminuir o estresse.

Hábito: Mensagens de e-mail fazem você querer estalar os dedos.

EXEMPLO #3

Gatilho: Você acorda de manhã.

Rotina: Você toma uma xícara de café.

Recompensa:Você se sente mais alerta para começar o dia.

Hábito: Você sente necessidade de tomar um café logo que acorda toda a manhã.

USANDO ISSO AO SEU FAVOR

Essas etapas podem ser usadas em conjunto como um modelo para projetar bons hábitos e eliminar os maus.

Você pode inclusive pensar nessas etapas como um conjunto simples de regras que vão lhe ajudar a canalizar seu potencial para aquilo que faz diferença.

Para criar um hábito: “Ler um pouco toda noite antes de dormir

Regra #1: Torne visível 

[Coloque o livro que quer ler num lugar que você não consiga deixar de ver quando se deitar para dormir]

Regra #2: Torne fácil 

[Coloque o livro ao alcance do seu braço para que não tenha sequer que se levantar para ler]

Regra #3: Faça valer a pena 

[Se comprometa toda noite que se você ler ao menos 3 páginas do livro, você pode assistir alguns minutos do seu programa de entrevistas favorito, se não ler, não assistirá]

Você pode usar a mesma lógica para eliminar um hábito ruim.

Para eliminar um hábito: “Para de comer doces de sobremesa depois do almoço.

Regra #1: Torne invisível [Guarde os doces fora de seu campo de visão]

Regra #2: Torne difícil [Coloque os doces numa gaveta com chave e guarde a chave num outro cômodo da casa]

Regra #3: Faça valer a pena [Se comprometa que se conseguir evitar doces durante uma semana, no final de semana você poderá comer uma fatia de um bolo que você adora, se não cumprimir a promessa, não comerá]

A chave para criar ou eliminar hábitos é entender essas regras fundamentais e como aplicá-las para se ajustarem às suas necessidades específicas.

ASSUMA O CONTROLE DA SUA JORNADA

As etapas do ciclo do hábito se alimentam e se reforçam mutuamente, criando um efeito de bola de neve. 

Um novo hábito se torna mais forte à medida que você o repete mais vezes.  

Um hábito antigo se torna mais fraco se você conseguir evitá-lo de se repetir.

Mas o importante aqui é você não se iludir. O processo de criar um hábito novo ou eliminar um hábito antigo requer tempo para se consolidar.

Portanto comece aos poucos, escolha um comportamento que você quer transformar num hábito. 

Aplique o modelo do ciclo de 3 etapas e tenha Paciência e Persistência.

Rolar para cima